Santa Cruz e Sport anunciam medidas duras contra organizadas; incluindo banimento dos quadros de sócios
A entidade máxima do futebol pernambucano divulgou uma nota conjunta com os clubes para tornar público as medidas que serão tomadas
Clique aqui e escute a matéria
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) divulgou uma nota conjunta com o Santa Cruz e o Sport sobre medidas que serão tomadas contra a torcidas organizadas. Em texto, divulgado na noite desta quinta-feira (6), se comprometem em não ceder espaços dos clubes, excluir os integrantes dos quadros associativos e proibir qualquer tipo de apoio por parte dos dirigentes.
A decisão atende ao prazo dado pelo Ministério Público de Pernambuco, que se encerrava nesta quinta, para que medidas fossem tomadas por parte dos clubes contra as ações das uniformizadas. O órgão realizou a cobrança após a barbárie promovida pelas organizadas na Região Metropolitana do Recife.
"Proibir qualquer tipo de encontro ou reunião das extintas "torcidas organizadas" – e de quaisquer grupos que tentem burlar a extinção – dentro das sedes sociais dos clubes", informou a nota oficial.
"Excluir do quadro associativo qualquer sócio que seja preso e/ou indiciado pelas autoridades policiais ou judiciais por envolvimento em crimes relacionados a eventos esportivos ou partidas entre nossas equipes", acrescentou o comunicado, que reiterou a proibição de qualquer incentivo financeiro.
"Estabelecer, de forma expressa, definitiva e inegociável, a proibição do fornecimento de apoio financeiro ou material de qualquer natureza, por parte de diretores ou membros dos clubes, a integrantes das torcidas extintas ou de sucessoras que tentam driblar a decisão judicial vigente", frisou.
Determinação da Justiça
A Justiça determinou, por meio de liminar, que os jogos em Pernambuco aconteçam apenas com torcida única durante o mês de fevereiro. Além disso, proibiu que os espaços frequentados pelas organizadas nos estádios sejam abertos e determinou a implementação do reconhecimento facial até o próximo dia 1º de março de 2025.
A decisão judicial foi dada após o Sport entrar com um recurso contra a portaria do Governo de Pernambuco. Depois das cenas de violência protagonizadas pelas uniformizadas de Santa Cruz e Sport antes do clássico, o Estado tinha proibido a presença de torcida em cinco jogos dos dois clubes no território estadual.
Vale destacar que a medida da Justiça também válida para o Santa Cruz e Náutico. O Timbu, mesmo não tendo torcedores envolvidos nos atos de selvageria, foi atingido com a decisão.
Veja a nota oficial na íntegra de Santa Cruz, Sport e FPF-PE