Juntos, Santa Cruz e Náutico podem tirar o Sport da Copa do Brasil 2026; entenda

Rubro-negro terminou em 4° lugar na primeira fase e se vê praticamente obrigado à chegar à Final do estadual para disputar próxima Copa do Brasil

Publicado em 22/02/2025 às 19:13 | Atualizado em 22/02/2025 às 19:24
Google News

Clique aqui e escute a matéria

As derrotas nos clássicos na primeira fase do Campeonato Pernambucano podem custar a vaga na Copa do Brasil 2026 ao Sport e o responsável direto por isso podem ser justamente os seus rivais, Santa Cruz Náutico.

Tendo terminado em 4° lugar na primeira fase, o Sport terá que jogar as quartas-de-final para chegar à semifinal e tem uma grande chance de que só se classifique para a próxima edição da Copa do Brasil caso chegue à Final do estadual, tendo que superar o Santa na semifinal pelo chaveamento.

Desde 2023, a CBF aboliu as vagas na competição através do Ranking da CBF e, desde então, as vagas são distribuídas pelas federações.

Pernambuco tem direito a três vagas na edição do ano que vem da competição nacional e o regulamento prevê que elas serão distribuídas da seguinte forma:

  • Uma vaga para o campeão
  • Uma vaga para o vice-campeão
  • Uma vaga para o terceiro colocado, que será o time eliminado na semifinal com melhor campanha na primeira fase

Se for eliminado nas quartas-de-final, claro, estará eliminado da Copa do Brasil. Se avançar à semifinal, enfrentará o Santa Cruz e só garantirá a vaga mesmo sendo derrotado caso o Náutico, que terminou em 3° lugar na primeira fase, não chegue à semifinal, onde enfrentará o Retrô.

Caso o Timbu chegue às semi, os quatro semifinalistas seriam, na ordem de classificação da primeira faase:

  1. Santa Cruz
  2. Maguary
  3. Náutico
  4. Sport

Nesse contexto, o Sport ficaria obrigatoriamente atrás do outro time eliminado na semifinal e, portanto, fora da Copa do Brasil 2026.

As soluções do Sport e a vaga pelo Brasileirão ou Copa do Nordeste

A solução mais óbvia é eliminar Decisão e Santa Cruz e chegar à Final. A outra é chegar à semifinal e torcer para que o Retrô elimine o Náutico.

Uma alternativa é ser campeão da Copa do Nordeste ou ser vice-campeão e torcer para que o campeão se classifique para a Libertadores.

A outra solução só viria em dezembro. A CBF reserva uma vaga, direta na terceira fase, para o time melhor colocado no Campeonato Brasileiro que não se classificou para a Libertadores.

Em 2024, esse time foi o Cruzeiro, que terminou em . Já em 2023, ele foi o Athletico-PR, que terminou em . Isso acontece por que, a depender dos campeões da Libertadores e Copa do Brasil, abrem-se novas vagas para a competição continental.

Tags

Autor