Náutico é eliminado pelo Retrô do Campeonato Pernambucano e deve ficar fora da Copa do Brasil 2026
Após o empate sem gols no tempo normal, a vaga que definiu o adversário do Maguary na semifinal foi decidida nas penalidades máximas

Clique aqui e escute a matéria
Em jogo único nas quartas de final, o Retrô superou o Náutico ao vencer nos pênaltis 5 a 3 e enfrentará o Maguary na semifinal do Campeonato Pernambucano 2025. Os times empatarem em 0 x 0 no tempo normal, no Estádio dos Aflitos, na Zona Norte do Recife, na segunda-feira (03).
A partida aconteceu de portões fechados porque as autoridades policiais alegaram não ter condições de dar segurança aos torcedores por causa do trabalho durante os dias de Carnaval.
O argumento foi acatado pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE), em conjunto com os clubes envolvidos. Tanto que a vitória do Sport sobre o Decisão também não teve público.


Como foi o jogo entre Náutico e Retrô?
O Náutico começou com a posse de bola e tentou a controlar os primeiros minutos, enquanto o Retrô teve uma postura mais defensiva para diminuir o ímpeto inicial dos mandantes.
Conforme o tempo passou, a Fênix equilibrou mais as ações. No entanto, os times não criavam chances claras e chutes não levaram perigo, o que facilitava a vida dos dois goleiros.
As melhores oportunidades foram quando Maycon Douglas encobriu Muriel, mas a defesa apareceu para afastar, e uma finalização rasteira de Paulo Sérgio que Fabian Volpi defendeu bem.
No final da primeira etapa, Marco Antônio ainda teve uma chance. Ele chutou da entrada da aérea para a boa defesa do goleiro. Só que o primeiro tempo ficou marcado por várias faltas.
O segundo tempo melhorou? Não! Com as mais desgastadas fisicamente, os erros aumentaram. Tanto que poucas oportunidades aconteciam próximas ou dentro da área. Ritmo muito lento.
A melhor oportunidade do duelo veio após erro de Rayan Ribeiro. O zagueiro não cortou o passe e Auremir deixou de calcanhar para Paulo Sérgio, que foi bloqueado na hora certa pela defesa.
Diante de pouca inspiração restou decidir nas penalidades máximas! Melhor para os visitantes que acertaram todas as cobranças na marca da cal e segue vivo na competição.
Pênaltis do Retrô
- Júnior Fialho - Gol
- Ericson - Gol
- Radsley - Gol
- Lucas Grafite - Gol
- Richard Franco - Gol
Pênaltis do Náutico
- Paulo Sérgio - Gol
- Bruno Mezenga - Perdeu
- Igor Fernandes - Gol
- Hélio Borges - Gol
Semifinais do Campeonato Pernambucano 2025
Os confrontos de ida e volta da próxima etapa do Estadual ainda não teve datas e horários definidos, mas devem ser realizados nos próximos fins de semanas (08/09 e 15/16 de março).
As equipes que estão posicionadas do lado direito decidem a vaga em casa. De acordo com o regulamento, em caso de empate no tempo normal, a classificação será decidida nos pênaltis.
- Sport x Santa Cruz
- Náutico ou Retrô x Maguary
Náutico fora da Copa do Brasil 2026?
A queda atrapalhou o futuro do Timbu! Os representantes pernambucanos serão os dois finalistas e o eliminado na semifinal com melhor na primeira fase ou se for campeão do Nordestão.
Para se ter noção do prejuízo financeiro, o Alvirrubro obteve mais R$ 1 milhão em 2025 por chegar na segunda etapa contra o Vitória - fora os R$ 830 mil que já havia recebido da CBF.
Critérios para as vagas:
- I. Copa do Brasil de 2026 (Campeão e Vice-Campeão).
- II. A terceira vaga para a Copa do Brasil 2026 e o terceiro lugar do Campeonato
serão do clube derrotado nas semifinais que alcançou a melhor pontuação na
primeira fase. - III. Campeão da Copa do Nordeste 2025.
Ficha do jogo - Náutico x Retrô
- Competição: Campeonato Pernambucano 2025 - Quartas de final.
- Data: Segunda-feira, 03 de março de 2025
- Local: Estádio dos Aflitos, no Recife (PE).
- Náutico: Muriel; Marcos Ytalo, Odivan (Léo Coltro), Felipe Santana e Igor Fernandes; Auremir, Marco Antônio (Sousa), Wenderson (Kayon) e Patrick Allan (Hélio Borges); Samuel Otusanya (Bruno Mezenga) e Paulo Sérgio. Técnico: Marquinhos Santos.
- Retrô: Fabian Volpi; Gedeílson, Claudinho, Rayan Ribeiro e Luiz Henrique (Gustavo Salomão); Rômulo (Júnior Fialho), Fabinho e Richard Franco e Radsley; Franklin Mascote (Ericson) e Maycon Douglas (Lucas Grafite). Técnico: Wilton Bezerra.
- Cartões amarelos: Rayan Ribeiro e Richard Franco (Ret); Samuel Otusanya (Náu).
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO).
- Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos (GO).
- Assistente 2: Brigida Cirilo Ferreira (AL).
- Quarto árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE).