UOL - O melhor conteúdo

Revelado áudio do VAR no pênalti polêmico em Sport x Palmeiras; veja na íntegra

A CBF agiu rápido e divulgou o áudio do árbitro de vídeo no lance que definiu a vitória do Verdão sobre o Leão na 2ª rodada do Brasileirão Série A

Publicado em 07/04/2025 às 7:39 | Atualizado em 07/04/2025 às 9:09
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Devido à polêmica da jogada, que gera reclamações do Sport, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) liberou ainda na noite do domingo (6/4) o áudio do VAR contra o Palmeiras.

O lance aos 45 minutos do segundo tempo, convertido por Piquerez, decretou o resultado de 2 a 1 para o Verdão na Ilha do Retiro, no Recife, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025.

Na ocisão, o lateral-direito Matheus Alexandre disputa a bola com Raphael Veiga. Pela imagens, ele toca na bola e depois na sequência do movimento atinge o pé do meia palmeirense.

O árbitro Bruno Arleu de Araújo considera pênalti na hora, mas logo avisa aos jogadores sobre a consulta do VAR comandado por Rodrigo Nunes de Sá, que confirma a marcação.

Diálogo do VAR na íntegra divulgado pela CBF

Confira a seguir o conteúdo disponibilizado:

VAR: "Ele vai calçar o pé... Ele vai tocar na bola e não muda a trajetória da bola, que vai sobrar para o jogador de branco (do Palmeiras). Vai ter um calço. Quero ver o pé que arrasta até o final. Estamos checando."

VAR: "Esse contato para mim... depois que joga a bola e tenta prosseguir, tem um contato mínimo no pé. E depois vem arrastando a ponta do pé no chão. Quero ver frame a frame. Ele (Veiga) não desliza o pé antes, tem o calço dentro da área que impacta na ação de seguir na jogada, que sobraria (a bola) para ele (Veiga), o pênalti está confirmado, Arleu".

Árbitro avisa aos atletas: "O pênalti está confirmado".

Regra 12

O tiro penal

Um tiro penal será concedido se um jogador cometer uma infração punível com um tiro livre direto dentro da própria área penal ou fora do campo como parte do jogo, conforme descrito nas Regras 12 e 13.

1. Tiro livre direto

Um tiro livre direto será concedido se, segundo o julgamento do árbitro, um jogador cometer uma das seguintes infrações contra um adversário de maneira imprudente, temerária ou com uso de força excessiva:

  • 1) realizar uma carga;
  • 2) saltar sobre um adversário;
  • 3) chutar ou tentar chutar;
  • 4) empurrar;
  • 5) golpear ou tentar golpear (incluindo com uma cabeçada);
  • 6) dar uma entrada ou disputar a bola;
  • 7) fazer tropeçar ou tentar fazer tropeçar.
  • Uma infração que envolver contato físico será punida com tiro livre direto.
  • 1) "Imprudente" é toda ação em que um jogador demonstra falta de atenção ou consideração, ou age sem precaução ao disputar a bola com um adversário. Não será necessária uma sanção disciplinar;
  • 2) "Temerária" é a ação em que um jogador atua desconsiderando o perigo ou as consequências para um adversário, razão pela qual deve ser advertido com CA;
  • 3) "Uso de força excessiva" ocorre quando um jogador se excede na força utilizada e põe em risco a integridade física de um adversário, razão pela qual deverá ser expulso.

Tags

Autor