Sport: Futuro de Pepa só deverá ser avaliado após retorno ao Recife
Campeão pernambucano, treinador português ainda não conquistou vitórias na Série A do Campeonato Brasileiro e sofre grande pressão no cargo

Clique aqui e escute a matéria
Pepa vive seu maior momento de instabilidade no cargo de treinador do Sport, após a derrota para o Corinthians neste sábado (19), na Neo Química Arena, pela 5ª rodada do Brasileirão 2025.
Segundo apuração do repórter Victor Peixoto, do Blog do Torcedor, a pressão é grande sobre o treinador português, mas qualquer decisão só será oficialmente tomada após o retorno ao Recife, neste domingo (20), uma vez que o clube entende que a questão demanda calma.
A demissão de Pepa já teria sido pauta dentro dos bastidores do clube após a derrota para o Bragantino, mas teria sido bancada pelo presidente Yuri Romão, tendo pesado a favor do treinador os erros de arbitragem nas três primeiras rodadas e os desfalques da ocasião. Em entrevista aos repórteres Daniel Leal e Camisa Sousa, do GE, o vice-presidente de futebol, Guilherme Falcão, reforçou o respaldo ao treinador.
Além disso, a situação é vista com cautela pois uma demissão de Pepa representaria um alto gasto para o clube em função das questões contratuais. O valor da rescisão do treinador, que tem contrato com o Sport até dezembro, não foi revelado.
Se com Pepa ou com um novo treinador, o Sport voltará a campo daqui a uma semana, contra o Fortaleza, no próximo sábado (26), na Ilha do Retiro. Caso Pepa caia, uma tendência é que César Lucena seja o interino.
Aproveitamento de Pepa no Sport
Ao todo, Pepa, que chegou à Ilha do Retiro em setembro do ano passado, comandou o Sport em 39 partidas, conquistando 21 vitórias, 6 empates e sofrendo 12 derrotas. Um aproveitamento de 58,97%.
No Brasileirão, o aproveitamento despenca para 6,66%, com apenas um ponto conquistado em 15 possíveis.
Em sua passagem até aqui, o treinador português conquistou o título do Campeonato Pernambucano de 2025, diante do Retrô, e, claro, o acesso à Série A em 2024.
Pesam contra ele, além do péssimo desempenho neste início de Campeonato Brasileiro — o pior do Sport na "Era dos Pontos Corridos" —, a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para o Operário de Várzea Grande. Além disso, o Leão vive uma sequência de 7 jogos sem vencer - Altos, São Paulo, Retrô, Palmeiras, Vasco, Bragantino e Corinthians. Desses, são seis derrotas e o empate com o São Paulo. Já são cinco derrotas seguidas.