F1: Ferrari aposta em rivalidade Hamilton x Leclerc para dominar a Fórmula 1 em 2025

Chefe da equipe vê mais benefícios do que riscos na união dos dois pilotos

Publicado em 05/06/2024 às 14:24 | Atualizado em 05/06/2024 às 14:29

A temporada 2024 da Fórmula 1 ainda está em andamento, mas a Ferrari já demonstra grande expectativa para o futuro. A contratação de Lewis Hamilton para 2025 para correr ao lado de Charles Leclerc gera questionamentos sobre como a dinâmica entre os dois pilotos impactará a performance da equipe.

No entanto, o chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, se mostra confiante e acredita que a rivalidade entre os dois será um ponto forte, e não um problema.

"Não acho que haja risco de conflito", afirma Vasseur. "Acredito que a equipe se beneficia muito com a presença de dois pilotos fortes. Do ponto de vista do desempenho, essa é uma decisão positiva. Parte do nosso sucesso hoje, por exemplo, se deve à rivalidade entre Carlos e Charles, que se motivam mutuamente.”

A escolha da Ferrari por Hamilton se dá em um momento em que a rival Red Bull confirma a permanência de Sergio Pérez por mais duas temporadas. O mexicano é visto como um elemento de estabilidade na equipe austríaca e não representa uma ameaça para Max Verstappen.

Leclerc, por sua vez, já tem experiência em competir ao lado de um multicampeão. Entre 2019 e 2020, ele foi companheiro de Sebastian Vettel na Ferrari. A relação entre os dois começou bem, mas com o tempo, alguns conflitos surgiram dentro e fora da pista, em parte devido à gestão do então chefe da equipe, Mattia Binotto.

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

"Quando um piloto fica para trás, o outro está lá para buscar resultados", argumenta Vasseur. "Tenho certeza de que prefiro ter dois pilotos fortes. Sem dúvida, quando falamos do potencial de pontuação para a equipe, estamos falando de duas pessoas. Acredito que esse potencial com dois bons pilotos é muito maior do que com um e meio. Essa é a minha opinião.”

Respeito dentro e fora da pista

Mesmo sendo rivais desde a estreia de Leclerc na F1 em 2018, Hamilton e o monegasco sempre mantiveram uma boa relação.

Em 2019, quando Leclerc perdeu a chance de conquistar sua primeira vitória no GP do Bahrein, ele foi consolado pelo veterano da Mercedes, que o elogiou em sua primeira vitória, meses depois, na Bélgica.

Tags

Autor