Brasileirão Série A vai parar? Veja quem é contra e a posição da CBF
Momento de discussão por conta da tragédia climática no Rio Grande do Sul
Após a CBF define a data da reunião com os clubes sobre a paralisação da Série A, os torcedores querem saber o que cada time pensa sobre essa real possibilidade.
A ideia de parara competição veio devido à calamidade que atinge o Rio Grande do Sul e, consequentemente, afeta Internacional, Grêmio e Juventude.
O Ministério do Esporte solicitou a paralisação por tempo indeterminado, assim como Grêmio, Inter e Juventude. Os jogos dos times gaúchos, em todas as divisões, estão adiados até 27 de maio.
BRASILEIRÃO SÉRIE A: POSIÇÃO DA CBF E DOS CLUBES
Durante a 6ª rodada, muitas equipes reforçaram ou revelaram a posição atual que defendem em relação à continuidade ou não da atual edição do Campeonato Brasileiro.
De acordo com o repórter Igor Siqueira, do UOL, os clubes podem emitir nota conjunta (LFU ou Libra) que envolve as peculiaridades de cada divisão para negociar direitos de transmissão.
Athletico-PR
- Athletico mudou de ideia e agora defende o pedido dos gaúchos de paralisar o torneio.
Clubes da Liga Forte União
- Atlético-GO, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza e Vasco da Gama avaliam uma posição conjunta na reunião com a CBF, mas o clube goiano quer a continuidade.
Clubes da Libra
- Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória também preferem esperar o Conselho Técnico, embora alguns já tenham posição.
- O diretor de futebol do Alviverde, Anderson Barros, falou que o clube quer outras alternativas para ajudar os gaúchos. "A melhor forma será com a paralisação do futebol?", questionou.
- Já o presidente do clube mineiro, Sérgio Coelho, e mostrou favorável a paralisação, ao contrário do que pensa de maneira oficial a direção do rubro-negro carioca.
Posicionamento da CBF
- CBF aguarda retorno formal do colegiado de presidentes. Abaixo, confira na íntegra a nota oficial.
"Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF adiou no dia 6 de maio todas as partidas envolvendo equipes gaúchas nas competições nacionais (Brasileiro Séries A, C e D, Copa do Brasil, Feminino A1, A2 e A3, e de base) como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.
Tal decisão foi baseada no ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.
Neste domingo (12), a CBF convoca reunião do Conselho Técnico Extraordinária para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.
A entidade comunica que todos os seus diretores das áreas específicas vão participar da reunião para facilitar ao máximo a deliberação dos clubes."