CBF se pronuncia após a polêmica do cabelo rosa de Yan Couto; Confira

A CBF deu sua versão sobre o suposto pedido para o lateral-direito do Girona mudar a cor do cabelo antes de disputar a Copa América.

Publicado em 14/06/2024 às 18:40

O lateral-direito Yan Couto se apresentou à seleção brasileira para a disputa da Copa América sem o tradicional cabelo rosa, coloração que ele usou por um bom tempo. O jogador abandonou o estilo que viralizou como sua marca registrada no Girona e apareceu com um corte de cabelo baixo e sem nenhuma tintura. A mudança gerou uma certa polêmica próximo do início da competição.

A CBF se posicionou sobre o assunto por meio de nota oficial publicada na tarde desta sexta-feira (14):

A CBF reafirma seu compromisso com a liberdade, a pluralidade, o direito à autoexpressão e livre construção da personalidade de cada indivíduo que trabalhe na entidade ou defenda a Seleção Brasileira. Para a entidade, o desempenho do colaborador fala por si só.

O compromisso da CBF é com o bom futebol e as melhores práticas de gestão. Cada colaborador ou atleta deve ter autonomia sobre sua própria aparência, credo, orientação sexual e expressão de gênero.

Desde o início da atual gestão, a CBF tem como uma das prioridades a luta contra o racismo e qualquer tipo de preconceito no futebol. A entidade é parceira do Observatório da Discriminação Racial no Futebol e do coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, e está sempre aberta a novas iniciativas para que o futebol brasileiro se torne um espaço mais inclusivo e livre de preconceitos.

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

Lateral se contradiz?

Na sua entrevista que iniciou a polêmica, Yan Couto disse o seguinte:

— Foi um pedido, basicamente. Falaram que o rosa é meio ‘vacilão’ assim. Eu não acho, mas vou respeitar, né. Me pediram, vou fazer — afirmou o lateral-direito.

Porém, no dia 4 de junho, o lateral concedeu uma entrevista na qual afirmava ser apenas uma escolha pessoal.

— Estava levando cabelo rosa com a temporada toda. Foi uma escolha minha, estava dando certo. Foi legal, foi maneiro. O cabelo rosa foi mais para o pessoal de Girona. Lá muita gente pintou o cabelo. Virou moda. Aqui no brasil, se encerrou. Tirei o rosa. Quero voltar ser o Yan. Mas não muda nada, focar na Copa América com cabelo preto mesmo — Disse Yan Couto.

Estreia do Brasil na Copa América

A seleção brasileira faz a sua estreia no Grupo D da Copa América em 24 de junho, contra a Costa Rica, no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia. Depois, a Seleção enfrenta o Paraguai no dia 28, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e encerra a participação na chave contra a Colômbia, em 2 de julho, no Levi’s Stadium, em Santa Clara.

 

Tags

Autor