CBF se pronuncia após a polêmica do cabelo rosa de Yan Couto; Confira
A CBF deu sua versão sobre o suposto pedido para o lateral-direito do Girona mudar a cor do cabelo antes de disputar a Copa América.
O lateral-direito Yan Couto se apresentou à seleção brasileira para a disputa da Copa América sem o tradicional cabelo rosa, coloração que ele usou por um bom tempo. O jogador abandonou o estilo que viralizou como sua marca registrada no Girona e apareceu com um corte de cabelo baixo e sem nenhuma tintura. A mudança gerou uma certa polêmica próximo do início da competição.
A CBF se posicionou sobre o assunto por meio de nota oficial publicada na tarde desta sexta-feira (14):
A CBF reafirma seu compromisso com a liberdade, a pluralidade, o direito à autoexpressão e livre construção da personalidade de cada indivíduo que trabalhe na entidade ou defenda a Seleção Brasileira. Para a entidade, o desempenho do colaborador fala por si só.
O compromisso da CBF é com o bom futebol e as melhores práticas de gestão. Cada colaborador ou atleta deve ter autonomia sobre sua própria aparência, credo, orientação sexual e expressão de gênero.
Desde o início da atual gestão, a CBF tem como uma das prioridades a luta contra o racismo e qualquer tipo de preconceito no futebol. A entidade é parceira do Observatório da Discriminação Racial no Futebol e do coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, e está sempre aberta a novas iniciativas para que o futebol brasileiro se torne um espaço mais inclusivo e livre de preconceitos.
Lateral se contradiz?
Na sua entrevista que iniciou a polêmica, Yan Couto disse o seguinte:
— Foi um pedido, basicamente. Falaram que o rosa é meio ‘vacilão’ assim. Eu não acho, mas vou respeitar, né. Me pediram, vou fazer — afirmou o lateral-direito.
Porém, no dia 4 de junho, o lateral concedeu uma entrevista na qual afirmava ser apenas uma escolha pessoal.
— Estava levando cabelo rosa com a temporada toda. Foi uma escolha minha, estava dando certo. Foi legal, foi maneiro. O cabelo rosa foi mais para o pessoal de Girona. Lá muita gente pintou o cabelo. Virou moda. Aqui no brasil, se encerrou. Tirei o rosa. Quero voltar ser o Yan. Mas não muda nada, focar na Copa América com cabelo preto mesmo — Disse Yan Couto.
Estreia do Brasil na Copa América
A seleção brasileira faz a sua estreia no Grupo D da Copa América em 24 de junho, contra a Costa Rica, no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia. Depois, a Seleção enfrenta o Paraguai no dia 28, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e encerra a participação na chave contra a Colômbia, em 2 de julho, no Levi’s Stadium, em Santa Clara.