Por que Pedro Lima vai ser emprestado ao Strasbourg? Entenda ligação com o Chelsea
Apesar de estar sendo negociado com o Chelsea, a estreia de Pedro Lima no futebol europeu deve ser vestindo a camisa de um clube francês
Apesar do negócio entre Pedro Lima, Sport e o Chelsea estar praticamente fechado, a tendência é que as malas do lateral-direito não sejam feitas para se mudar para Londres, na Inglaterra. Antes de atuar pelos Blues, o jovem deve ser emprestado para o Strasbourg, da França. Mas por que o clube francês é o destino quase definido de Pedro Lima?
Em junho de 2023, o consórcio liderado pela Clearlake Capital, de Todd Boehly - dono do Chelsea -, adquiriu participação no Racing Club de Strasbourg Alsace (RC Strasbourg). Na época, falava-se na aquisição de 40% das ações. Fundado em 1906, o clube francês disputa a Ligue 1, elite do futebol do país.
Negociação mais lucrativa da história do futebol nordestino, a ida de Pedro Lima para o futebol francês não é por acaso.
Laboratório de atletas
O Strasbourg se coloca como um clube que dá oportunidade para que jovens atletas atuem na elite de uma das grandes ligas europeias. Na temporada 2023-2024, apenas quatro jogadores tinham mais de 30 anos.
A média de idade da equipe comandada pelo ídolo da seleção francesa Patrick Vieira, inclusive, é de apenas 23 anos de idade. Caso Pedro Lima seja integrado ao elenco, a média cai ainda mais, já que o atleta completa apenas 18 anos em julho deste ano.
Mas a joia do Sport não é a primeira promessa que o Chelsea contrata e manda para a equipe francesa. O volante Andrey Santos, ex-Vasco, e o atacante Ângelo, ex-Santos, também pertencem ao clube londrino e estão no Strasbourg por empréstimo.
VÍDEO: O que falta? Venda de Pedro Lima ainda não foi concretizada; confira todos os detalhes
Experiência internacional ou Visto de Trabalho?
A ida de Pedro Lima ao Strasbourg pode ser positivo para o Chelsea em duas frentes. A primeira é a experiência como jogador do futebol europeu. Apesar de já ter atuado em partidas internacionais, pela Seleção Brasileira sub-17, o nível em clubes é bastante diferente.
O outro motivo é a aquisição do chamado 'work permit', o visto de trabalho da Inglaterra. Para conseguir a documentação, o atleta precisa conquistar uma certa pontuação definido pelo Endosso do Corpo Governante (GBE), envolvendo minutos jogados em competições nacionais, internacionais e pela seleção nacional.
Mas, em junho de 2023, a Federação Inglesa de Futebol (FA) anunciou uma mudança significativa em suas regras de imigração para jogadores estrangeiros, flexibilizando a lei e permitindo até quatro jogadores para times que atuam na Premier League e Championship (segunda divisão inglesa).