Pedro Lima: Clubes, títulos e história; Conheça a joia do Sport que irá para o Wolverhampton

Após o Chelsea mandar proposta por Pedro Lima, o Sport confirmou a venda dos direitos econômicos e federativos do atleta para o Wolverhampton

Publicado em 17/06/2024 às 13:27 | Atualizado em 17/06/2024 às 13:41

Cria das categorias de base do Sport Club do Recife, o lateral-direito Pedro Lima ganhou holofotes após entrar no radar de gigantes do futebol europeu. Com a ida confirmada para o Wolverhampton, o jovem atleta virou pauta nas mais diversas mídias nacionais e internacionais. Mas quem é Pedro Lima?

Natural de Cabedelo, cidade da Paraíba, Pedro Henrique Cardoso de Lima deu seus "primeiros passos" nas quadras de futsal de João Pessoa. O jovem atleta começou a carreira já aos sete anos de idade, no projeto Esporte Clube Meninos da Paraíba, conquistando diversos títulos.

Pedro Lima ficou oito anos no projeto, sendo tetracampeão paraibano, além de ter conquistado o bicampeonato brasileiro de futebol de sete. O atleta também chegou a ser artilheiro da Taça Brasil ao marcar nove gols, esse mesmo período.

Desejo do Sport

A trajetória de Pedro Lima no Sport começou em 2022, mas desde antes que o Leão estava de olho no jovem atleta.

Em 2021, inclusive, foi quando o martelo foi batido pelo clube Rubro-Negro, logo após o duelo entre Sport e Meninos da Paraíba em um torneio de futsal em Belém, no Pará. Apesar do Leão ter levado a melhor, Pedro Lima foi um dos destaques da partida. O atleta foi contratado pelo Sport ainda aos 15 anos.

Pelo Rubro-Negro, o faro de títulos do jovem continuou afiado. Pedro Lima levou a equipe do futsal do Sport à conquista do Campeonato Brasileiro Sub-16. Na competição, terminou como o artilheiro, com nove gols.

A partir daí, o clube começou a investir na sua transição para o futebol de campo, onde acabou se tornando lateral-direito.

Promessa da Ilha do Retiro, Pedro Lima cumpriu com as expectativas logo cedo, quando fez parte do elenco semifinalista da Copa do Brasil Sub-17, em 2022.

Com a boa atuação na base do Leão, acabou sendo convocado para a Seleção Brasileira Sub-17, em 2023, sendo titular em todos os jogos do Mundial da categoria.

Atuando profissionalmente

Após ser destaque do Sport na Copa São Paulo de Futebol Júnior, no início de 2024, o atleta logo foi promovido para a equipe profissional, para a disputa do Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

A estreia dele foi no dia 29 de janeiro, diante do Afogados. Na ocasião, Pedro Lima entrou logo como titular e atuou na partida inteira na vitória por 2 a 0, pelo campeonato estadual.

Desde então, o atleta esteve em campo em 26 partidas, tendo marcado dois gols e dado duas assistências.

Interesse do futebol europeu

Com destaque na Seleção Brasileira Sub-17 e boas atuações pelo Sport na temporada, Pedro Lima acabou entrando no radar de clubes gigantes do futebol europeu. Segundo o jornal As, da Espanha, o Chelsea, Real Madrid, Juventus e Manchester City eram alguns dos interessados.

Mas foi o clube londrino quem enviou uma proposta pelo lateral-direito. A primeira investida, de 8 milhões de euros, foi negada pelo Sport, já que a multa rescisória do atleta chegava a 12,5 milhões de euros.

O Chelsea mandou uma contraproposta, com um valor fixo de 7,5 milhões de euros mais 3 milhões de bônus por meta. Com isso, a imprensa europeia dava a ida do jovem atleta como certa para o futebol inglês.

Mas o clube inglês Wolverhampton, também da Premier League, foi quem tomou a frente nas negociações e fechou com Pedro Lima. Segundo o jornalista Ben Jacobs, foi oferecido 10 milhões de euros (cerca de R$ 57,9 milhões) pelo jogador.

O acordo é a maior negociação da história do futebol nordestino e foi oficializado no dia 17 de junho, pelo próprio Sport nas redes socias.

Tags

Autor