SAF do Santa Cruz: 3 etapas fundamentais antes de começar a valer
Entenda próximos passos da SAF coral; Grupo de empresários mineiros assinou a proposta vinculante com o Santa Cruz nessa segunda-feira (14)
A assinatura da SAF do Santa Cruz fez a torcida coral ir à loucura nessa segunda-feira (13). Após a confirmação do acordo com o grupo de empresários mineiros, os torcedores tricolores foram em peso ao Arruda para comemorar o que consideram o renascimento do clube.
Contundo, é importante destacar que oficialmente a SAF não está operando. O que foi feito foi a assinatura da proposta vinculante entre as partes - clube e empresários. Assim, o grupo, que tem Vinícius Diniz e Márcio Cadar entre os nomes, não começou a trabalhar.
O próprio Santa Cruz explicou isso no comunicado divulgado ontem. Pontou que faltam uma série de etapas, como a due diligence, ajustes do plano de Recuperação Judicial e a Assembleia Geral de Credores.
Sem falar que o presidente Bruno Rodrigues, mesmo sem ser obrigado, que realizar uma Assembleia Geral de Sócios e passar a proposta pelo Conselho Deliberativo.
Dessa forma, o torcedor vai ter que esperar a conclusão dessas etapas para de fato dizer: a SAF do Santa Cruz está operando. Abaixo, o Blog do Torcedor explica algumas dessas etapas
O que é due diligence?
O termo, que em português significa diligência prévia, é um procedimento comum ao mercado e tem por objetivo fazer uma análise completa do passado da empresa, no caso o Santa Cruz, sob a ótica de diversos fatores (econômicos, trabalhistas, jurídicos e contábeis, por exemplo).
Esse processo serve como uma espécie de raio-X da empresa que será analisado tanto por compradores como pelos vendedores.
A due diligence seria uma espécie de auditoria mais profunda da empresa. Nesse processo são analisados inclusive riscos para os investidores e potenciais oportunidades também.
Assim, a due diligence fornece praticamente todos os dados necessários para que os investidores possam ter a visão completa do que está sendo adquirido.
Entenda funcionamento da SAF do Santa Cruz
Recuperação Judicial e Assembleia de Credores
A Recuperação Judicial é outro processo que já está em curso para a implementação da SAF. Ele envolve, entre outras atribuições, o levamento das dívidas do clube - que segundo o balanço financeiro estão orçadas em mais de R$ 300 milhões - e a convocação dos credores do clube para a Assembleia Geral de Credores.
Nessa assembleia, o Santa Cruz irá apresentar uma proposta de renegociação dessas dívidas. O plano poderá ser aceito ou não pelos credores. Para se ter uma referência, o Sport passou por processo parecido, tendo conseguido reduzir sua dívida.
Assembleia de Sócios
Apesar de não ser obrigatória, a Assembleia Geral de Sócios do Santa Cruz será convocada pelo presidente Bruno Rodrigues. Nesse momento, os associados do clube poderão votar se aprovam ou não o modelo proposto.
Antes disso, haverá ainda a apresentação da proposta no Conselho Deliberativo, que também irá votar a SAF. Essa etapa também não é obrigatório pelo Estatuto do Clube.
SAF do Santa Cruz
O Santa Cruz oficializou nessa segunda-feira (14) a assinatura da proposta vinculante da SAF com o grupo de empresários mineiros. O investimento será de R$ 1 bilhão em 15 anos. Entre outras coisas, esse valor será usado para pagamentos de dívidas, reformas estruturais do Arruda e até a compra de um novo CT para o clube.
Após esse anúncio, a torcida fez muita festa no Arruda, celebrando o que consideram renascimento do clube após anos de dificuldades dentro e fora de campo.