Campeonato Pernambucano 2025: Entenda o que está na disputa da última rodada da primeira fase
Trio de Ferro do Estado, Santa Cruz, Sport e Náutico possuem objetivos distintos na última rodada e os três clubes jogam fora de casa

Clique aqui e escute a matéria
Apesar dos cenários distintos e encaminhados, a última rodada do Campeonato Pernambucano ainda vale para quase todos os clubes. Só os rebaixados Petrolina e Afogados que não almejam mais nada. Assim, ainda existe disputa na parte de cima e também de baixo da classificação.
Na ponta, o Santa Cruz quer garantir a liderança e, consequentemente, uma vaga na Copa do Brasil de 2022. Nesse cenário, precisa apenas de um empate contra o Maguary, na Arena de Pernambuco.
Logo atrás, Náutico e Maguary lutam pela vice-liderança. Quem acabar a primeira fase na segunda colocação ganha uma vaga nas semifinais. Ou seja, não precisará disputar as quartas de final, de portões fechados e no "Domingo de Carnaval".
Se ambos vencerem, o Maguary precisa tirar quatro gols de diferença no saldo. Ou seja, só interessa a vitória e um tropeço do Timbu.
Sport e Retrô estão garantidos nas quartas de final e não podem chegar na primeira ou segunda colocação. O que pode mudar é o adversário no chaveamento e a chance de decidir em casa, já que a classificação para as semifinais será disputado em jogo único.
O Leão encerra a primeira fase contra o Petrolina, enquanto a Fênix encara o Central, ambos os jogos fora de casa.
Parte de baixo da tabela
O Central ocupa a última vaga da zona de rebaixamento e vive uma situação bastante complicada. Precisa vencer o Retrô e torcer por uma derrota do Jaguar, que até mesmo com o empate deve ficar na Série A1, tendo em vista que tem quatro gols a mais de saldo.
Na sétima colocação, o Jaguar só depende de si para garantir a permanência na Série A1 e pode até conquistar a última vaga (6ª) para as quartas de final. Para isso, precisa vencer o Afogados na última rodada e torcer para um tropeço do Decisão contra o Náutico.
Vale destacar que todos os jogos acontecem neste sábado (22), a partir das 16h30 (de Brasília). Além disso, as quartas de final serão disputadas entre 3º x 6º e 4º x 5º. Já os confrontos das semifinais acontecem entre 1º x vencedor de 4º x 5º e 2º x vencedor de 3º x 6º.
Confira os confrontos da última rodada do Pernambucano
- Petrolina x Sport
- Decisão x Náutico
- Maguary x Santa Cruz
- Jaguar x Afogados
- Central x Retrô
Veja a classificação atualizada do Estadual
- Santa Cruz: 19 pts
- Náutico: 16 pts
- Maguary: 16 pts
- Sport: 12 pts
- Retrô: 12 pts
- Decisão: 10 pts
- Jaguar: 8 pts
- Central: 6 pts
- Afogados: 5 pts
- Petrolina: 3 pts