Reforma da Ilha do Retiro: Presidente do Sport revela novidades sobre projeto de Retrofit
Ano passado, o Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) do Recife deu o aval decisivo para o planejamento de modernização do espaço

Clique aqui e escute a matéria
Após o título do Campeonato Pernambucano 2025 sobre o Retrô, na quarta-feira (02), o presidente do Sport, Yuri Romão, falou sobre as próximas etapas do projeto de Retrofit da Ilha do Retiro.
O Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) do Recife avaliou os impactos no entorno e deu o aval para as obras em outubro de 2024, mas a modernização não começa "da noite para o dia".
A competência do órgão é avaliar sobre proposições pertinentes ao funcionamento urbanístico da cidade, além de também ter compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
- Urbanismo e arquitetura; política e desenvolvimento urbano;
- uso, parcelamento e ocupação do solo urbano; habitação e sistema financeiro da habitação; transportes urbanos; infra-estrutura urbana e saneamento ambiental;
- matérias relativas a direito urbanístico e a ordenação jurídico-urbanística do território; planos nacionais e regionais de ordenação do território e da organização político-administrativa;
- política e desenvolvimento municipal e territorial;
- matérias referentes ao direito municipal e edílico;
- regiões metropolitanas, aglomerações urbanas, regiões integradas de desenvolvimento e microrregiões.
"É natural, em obras de grande impacto têm contrapartidas, como recapeamento e calçada. No nosso caso, fizeram algumas exigências viáveis. Uma contrapartida que vai nos beneficiar", afirmou Yuri Romão.

Investidores do projeto de Retrofit da Ilha do Retiro
Um dos passos necessários se refere ao detalhamento de cada área do clube, para a tramitação e obtenção das licenças de construção necessárias e assim transformar a ideia em realidade.
Leia também: Jogadoras do Sport se pronunciam após serem vítimas de racismo
"Estamos na fase de contratação para fazer o projeto executivo e vamos ter os valores reais que precisam ser investidos. Esse ano devemos fechar contrato com algum investidor", revelou o dirigente.