UOL - O melhor conteúdo

Reforma da Ilha do Retiro: Presidente do Sport revela novidades sobre projeto de Retrofit

Ano passado, o Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) do Recife deu o aval decisivo para o planejamento de modernização do espaço

Publicado em 03/04/2025 às 8:41 | Atualizado em 03/04/2025 às 15:33
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Após o título do Campeonato Pernambucano 2025 sobre o Retrô, na quarta-feira (02), o presidente do Sport, Yuri Romão, falou sobre as próximas etapas do projeto de Retrofit da Ilha do Retiro.

O Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) do Recife avaliou os impactos no entorno e deu o aval para as obras em outubro de 2024, mas a modernização não começa "da noite para o dia".

A competência do órgão é avaliar sobre proposições pertinentes ao funcionamento urbanístico da cidade, além de também ter compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

  • Urbanismo e arquitetura; política e desenvolvimento urbano;
  • uso, parcelamento e ocupação do solo urbano; habitação e sistema financeiro da habitação; transportes urbanos; infra-estrutura urbana e saneamento ambiental;
  • matérias relativas a direito urbanístico e a ordenação jurídico-urbanística do território; planos nacionais e regionais de ordenação do território e da organização político-administrativa;
  • política e desenvolvimento municipal e territorial;
  • matérias referentes ao direito municipal e edílico;
  • regiões metropolitanas, aglomerações urbanas, regiões integradas de desenvolvimento e microrregiões.

"É natural, em obras de grande impacto têm contrapartidas, como recapeamento e calçada. No nosso caso, fizeram algumas exigências viáveis. Uma contrapartida que vai nos beneficiar", afirmou Yuri Romão.

Reprodução/Twitter
Projeto de retrofit da Ilha do Retiro prevê nova capacidade para 35 mil pessoas - Reprodução/Twitter

Investidores do projeto de Retrofit da Ilha do Retiro

Um dos passos necessários se refere ao detalhamento de cada área do clube, para a tramitação e obtenção das licenças de construção necessárias e assim transformar a ideia em realidade.

Leia também: Jogadoras do Sport se pronunciam após serem vítimas de racismo

"Estamos na fase de contratação para fazer o projeto executivo e vamos ter os valores reais que precisam ser investidos. Esse ano devemos fechar contrato com algum investidor", revelou o dirigente.

Tags

Autor