Luka Doncic pode ser MVP das Finais? Entenda feito histórico que o astro do Mavericks pode realizar
Mesmo com a desvantagem de 3 - 0 nas Finais da NBA, o esloveno Luka Doncic tem os melhores números individuais entre todos os jogadores da decisão
As Finais da NBA 2023/24 podem definir o campeão nesta sexta-feira (14/06). O Boston Celtics levou a melhor no Jogo 3 contra o Dallas Mavericks e, com isso, leva a vantagem de 3 - 0 na série. Assim, está a uma vitória de levar o título.
O domínio quase absoluto da franquia de Massachusetts nas finais se deve ao bom trabalho coletivo realizado desde o Jogo 1.
Nenhum nome do elenco se destaca por números individuais extraordinários, mas a junção do bom desempenho na defesa e ataque os tornam um super time.
Por outro lado, a principal falha do Mavericks é justamente a falta de atuação como equipe. A maior decepção dos fãs e comentaristas está no desempenho de Kyrie Irving, que antes das finais parecia imbatível ao lado de Luka Doncic.
O esloveno é quem tem sustentado o time de Dallas, mesmo que não seja o suficiente para levar o triunfo. Até então, Doncic tem médias de 29.7 pontos, nove rebotes e seis assistências por partida.
A segunda maior média de pontos nas finais é de Jaylen Brown, MVP das Finais do Leste, com 24.3 por partida.
Luka Doncic pode ser o MVP das Finais, mesmo sem ser campeão?
Apenas um jogador na história da liga conseguiu ser consagrado como MVP das Finais, mesmo terminando como vice-campeão.
Jerry West, ídolo do Los Angeles Lakers e inspiração para a logo da NBA, foi eleito o jogador mais valioso das finais de 1969, apesar dos Lakers terem perdido o título no jogo 7 para o Boston Celtics.
Existe a chance de Luka se tornar o segundo a concretizar o feito. Como já citado, o armador tem as melhores médias individuais das finais de 2023/24.
A sua atuação em quadra demonstra a garra em momentos decisivos, mas infelizmente não é o suficiente para carregar o time nas costas e trazer o triunfo.
Um acontecimento específico pode atrapalhar a conquista do prêmio de MVP para o Tesouro do Mavericks. No Jogo 3, quando o time da casa poderia levar sua primeira vitória na série das finais, Doncic foi ejetado por excesso de faltas.
Com isso, deixou de jogar os minutos decisivos e saiu de quadra com 27 pontos, seis rebotes e seis assistências. Já são números muito altos, mas se ele continuasse poderia aumentar as estatísticas e, talvez, ainda trazer o triunfo.