polêmica

Sport rebate acusações de Everton Felipe e apresenta histórico de lesões do ateta

O Rubro-negro emitiu nota oficial com vários dados de passagens do jogador no departamento médico ao longo na carreira profissional

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 08/06/2024 às 20:48
Notícia

O Sport se pronunciou oficialmente, no sábado (08), após Everton Felipe postar nas redes sociais prints de conversas com dirigentes do clube, incluindo o presidente Yuri Romão.

Em tom de repúdio, a nota chama de "levianas as alegações tecidas contra o departamento médico". O meia-atacante anunciou a aposentadoria aos 26 anos por causa de lesões no joelho.

A primeira lesão grave aconteceu em 2017. Contra o Avaí, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Quando se recuperou, foi negociado com o São Paulo por R$ 6 milhões.

O QUE DIZ EVERTON FELIPE?

Ele acusa o Rubro-Negro de abandono na segunda passagem dele em 2021 e pede indenização. O ex-jogador também alega que houve uma série de tratamentos malsucedidos na época.

"(Depois do último jogo pelo Sport) informei ao departamento médico e a todos do clube que eu estava sentindo dores no meu joelho, que não conseguia correr, sentia muita dor no impacto".

No processo processo movido, Everton pede reconhecimento de acidente de trabalho, indenizações (dano material e moral) e pensão que remete ao pagamento de salários até os 35 anos.

Antes de retornar para a Ilha do Retiro, teve passagens por Athletico, Cruzeiro e Atlético-GO. Em 2022, tive outra lesão de menisco. Fiz a cirurgia. Só que eu não consegui mais voltar", disse.

SPORT REBATE ACUSAÇÕES

O Leão apresentou outra versão: "Na ocasião, agradeceu publicamente os serviços prestados pelo departamento médico do Clube, pela diretoria de futebol e pela presidência executiva.

 

Nota oficial do Sport sobre Everton Felipe:

O Sport Club do Recife repudia as declarações feitas recentemente pelo atleta Everton Felipe em pronunciamentos ao longo da semana.

Das nove cirurgias citadas pelo ex-jogador, apenas duas ocorreram durante a sua época no Clube. A primeira delas foi em setembro de 2017 - ruptura do ligamento cruzado anterior -, após lesão.

Everton Felipe passou pelo procedimento, reabilitou-se plenamente e prosseguiu a carreira, inclusive, sendo negociado por termos milionários para o São Paulo.

Na sequência, defendeu ainda Athletico, Cruzeiro, Atlético-GO e novamente o São Paulo, onde em todas as passagens foi considerado integralmente apto para a prática esportiva.

O retorno dele ao Sport ocorreu em 2021, em que continuou jogando regularmente, até lesionar o menisco em fevereiro de 2022, onde passou por cirurgia realizada por médico da escolha de Everton Felipe. Na ocasião, agradeceu publicamente os serviços prestados pelo departamento médico do Clube, pela diretoria de futebol e pela presidência executiva.

Mais uma vez completamente reabilitado, Everton Felipe voltaria aos jogos em junho, contra o Bahia. Porém, foi submetido a cirurgia de urgência por conta de uma apendicite.

Assim, depois deste procedimento e novamente recuperado, o ex-jogador deixou de ser utilizado por questões meramente técnicas e fez o último jogo pelo Clube em agosto daquele ano.

Ao término do contrato, no fim de 2022, Everton Felipe não teve qualquer restrição para a prática desportiva, algo avalizado também por profissionais de fisiologia e preparação física. Inclusive, o ex-jogador assinou contrato profissional e entrou em campo por outra agremiação em 2023.

De maneira clara, conforme o RNRTAF (Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol) nos artigos 2, 6 e 11, é necessário um atestado garantindo condições médicas e físicas para a prática desportiva.

Assim sendo, as cirurgias realizadas quando da época dele no Clube foram bem sucedidas e em nada afetaram a carreira do atleta, conforme traz os supracitados resgates históricos.

Os demais procedimentos que Everton Felipe passou, incluso uma ruptura ligamentar, foram posteriores à passagem dele pelo Sport, sem mais ou qualquer relação junto à instituição, reforça o Clube

Desta forma, são levianas as alegações tecidas contra o departamento médico do Sport, que tem extensos e ilibado serviços prestados à medicina esportiva de Pernambuco.

Tags

Autor