Náutico: Novo executivo traça perfil de técnico e atletas para 2025
Com a contratação do novo executivo de futebol, Edgard Montemor, o Náutico está elaborando o planejamento para a temporada de 2025
O Náutico está prestes a dar andamento ao planejamento para a pré-temporada, visando a disputa das competiçoes de 2025. Com a chegada do novo executivo de futebol, Edgard Montemor, o Timbu fará os últimos ajustes no departamento de futebol para, enfim, mergulhar de cabeça no mercado da bola.
Um dos cargos a ser preenchido é o de técnico. Com a eliminação do Náutico na Série C e, consequentemente, o fim do contrato de Bruno Pivetti, a vaga acabou ficando sem dono. O então treinador alvirrubro chegou a ser cotado para seguir no comando do elenco, mas a diretoria optou por aguardar a chegada do novo executivo para bater o martelo.
Hélio dos Anjos, que havia acabado de sair do Paysandu, chegou a ter o nome ventilado nos bastidores do Alvirrubro, mas o clube seguiu paciente enquanto Edgard Montemor ainda não havia sido definido como um dos responsáveis pelo departamento de futebol.
Agora com o novo profissional já presente nos Aflitos, a diretoria já começou a definir o perfil buscado tanto para quem vai comandar o elenco quanto para quem vai estar no plantel do Timbu para 2025.
"A experiência é importante, principalmente quando você, por hora, está em uma divisão inferior, que você não está acostumado a disputar. Então é lógico que esse é um dos critérios, não o principal, nem o único, para você avaliar a contratação de um treinador", ressaltou Edgard Montemor.
Além da experiência, o executivo está em busca de um técnico que faça com que o Náutico seja propositivo e dominante dentro de campo.
"[O novo técnico] Precisa, dentro dos Aflitos, ser sempre predominante. Óbvio que, em alguns momentos do jogo, em algumas partidas, a gente vai precisar se defender. Ninguém vai atacar 90 minutos em todos os jogos do ano. Mas, numa maior parte, o Náutico vai buscar isso. Um treinador que pense ofensivamente, seja organizado nos outro setores em todos os momentos que exige de um time de futebol", completou.
Atletas velozes
Antes mesmo da chegada de Edgard Montemor ao Náutico, o clube renovou o contrato com oito atletas, mas a intenção do Timbu é começar a temporada com um elenco de 30 a 32 jogadores. Além de promover algumas crias das categorias de base para o profissional, o Alvirrubro pretende contratar ao menos oito novos atletas.
Mas segundo o novo executivo de futebol, a busca por atletas passará por análises criteriosas, visando não só as características em campo, mas a parte mental para que "entenda o tamanho do Náutico".
"[O perfil buscado é o de um atleta] que não chegue aqui e se assuste. Que saiba que ele está vindo para um clube com uma torcida enorme, apaixonada, um clube vitorioso, com história. Um clube que a gente vai sair sempre do CT pensando em ganhar, não importa se a gente vai jogar nos Aflitos, ou se a gente vai jogar fora", destacou Montemor.
"Ele tem que saber que a gente vai sempre sair para buscar a vitória e ele também tem que sempre saber que, se isso não acontecer, vai haver pressão, e ele tem que estar preparado para isso", acrescentou.
Visando um elenco com um perfil de jogo compatível com o que será buscado para o cargo de treinador, a área de análise de desempenho terá o trabalho de garimpar atletas que faça o time ser propositivo.
"[Queremos] jogadores dinâmicos, intensos, rápidos. Jogadores de beirada com um bom 1 contra 1, velozes. Até porque, se a gente tem um time que vai procurar propor, precisamos ter as características necessárias para isso. Zagueiros, de preferência, com uma velocidade boa para a posição", complementou o executivo.